segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Retrospective Transformice 2011

uem jogou Transformice durante este ano todo pode nem lembrar de muita coisa (nem eu), mas é para isso que serve os registros do blog e do fórum. Catei o conteúdo antigo do blog e trouxe para cá para podermos ver tudo o que mudou neste ano. Então vamos lá!



Janeiro

atualização 0.129, não lembra? Pois foi com ela que começou a primeira polêmica do ano. Nessa versão foi colocada em prática a primeira versão da contagem no início de cada mapa (ou o 3, 2, 1, como gostam de chamar). Com isso, os "nasas" não teriam mais a vantagem de ver o mapa antes dos outros. Durante essa atualização era possível visualizar o mapa na contagem, fazendo com que os mapas que eram para ser surpresa, não serem tão divertidos.

Neste mês teve a primeira aparição da famosa mensagem de reinicialização do servidor.

[SERVER] The serve will restart in 2 minutes

A sala shaman, que antes era somente uma sala onde passava mapas de shaman, agora estava totalmente repaginada, com contagem de level e nível nos mapas, tornando-a mais popular.

Também foi criada a /room test no servidor EN, que servia, a princípio, para os criadores de mapas testarem seus mapas que necessitem de muitos jogadores, como alma gêmea e colisão. Como nem tudo são flores, alguns se aproveitavam da ideia de colocar mapas e criavam mapas com modo noite em que só o criador sabia o caminho para então pegar o first. A sala foi desativada.

Neste mês tivemos as aparições de Supermoderadores que, na época, eram o Modmj e o Levimunhoz. Eles tinham a função de gerenciar a moderação e contratar novos moderadores.

No dia 29 de janeiro, o Transformice fez um evento de caridade pelas enchentes que aconteceram no Rio de Janeiro. A renda foi obtida pela publicidade do jogo. Toda a renda foi convertida em doação.




Fevereiro

Foi criado um novo modo para os shamans: o Hard Mode. O modo permitia que os shamans ganhassem ratos salvos em dobro (na época) em troca de uma dificuldade nos mapas: o shaman não poderia usar spirit e nem prego vermelho. No entanto, poderia usar um item especial: o totem, que é uma construção pronta que o shaman pode fazer no editor de totens. O shaman que usasse hard mode, ficava com as tatuagens de cor dourada, para mostrar aos outros que está no hard mode.

Neste mês foi criada a antiga sala Botmj, que era uma sala em que os ratos se ajudavam invocando itens para chegar até o queijo. Para invocar itens, era necessário pagar pontos conquistados no próprio jogo.

Também tivemos o evento de Valentine's Day, que é o dia dos namorados na Europa. Em cada mapa, era escolhido um jogador aleatório para ser um cupido, ele podia flechar 3 jogadores para ficarem rosa. Estes jogadores rosa poderia receber presentes dos outros jogadores, os presentes viravam itens novos na loja. Quem dava muitos presentes também ganhava, tinha itens exclusivos da data.



Surgiu também uma novidade que iria facilitar mods e usuários: o Botdenúncias! Este bot, que aparece hoje de vez enquando, permite que denunciemos um hacker ou qualquer outra quebra de regra de algum usuário para os moderadores.

Falando em moderadores, apareceu um que era específico para mapas: o Tuiii. Ele avaliava mapas para ser permanentes, normais e bootcamps.

Lembra do Hard mode que dava ratos salvos em dobro? Agora não é mais assim. Os ratos salvos em hard mode agora tinham uma placar exclusivo que dava títulos diferenciados.


Março

A plataforma do fórum foi alterada e ele ganhou um novo visual, mais parecido com a interface do jogo. Todos os tópicos tiveram que se recriados e foi uma correria para buscarem os posts perdidos.

Abril

Uma pena que poucos soubessem, mas o servidor do Poisson tinha sido reaberto no dia 1º de abril, mas só nesse dia. Junto com isso, foi aplicado o evento do Polls Day, em que tinha um mapa especial que os jogadores podiam pescar itens nos aquários. Era necessário a ajuda do shaman para ter acesso a alguns.

Nesse mês foi criada uma sala de sucesso: a ratapulta. Era uma sala de survivor em que todos os jogadores podem tacar bigornas uns nos outros. Era divertido e com muito lag q

O mês de abril também foi marcado pelo caso do Modmj. A maioria da moderação BR da época resolveram sair da equipe em ato de protesto ao Modmj, que era um Supermod que não agia como Supermod. O próprio Modbrasil (o tão amado) resolveu dar as caras no fórum para dar suas palavras. No fim, o Modmj foi demitido e todos os que sairam voltaram.



A páscoa não podia passar em branco, então tivemos mais um evento (dois simultaneamente: o de páscoa e o de pesca). O de páscoa foi semelhante ao do natal anterior, em que os jogadores tinham que catar presentes, no caso eram cestas de páscoa que davam itens conforme for acumulando.




Maio

O mês de maio oi marcado pela alteração de alguns mapas, criação de outros e mudanças nos pisos. A alteração não agradou a todos, mas logo se acostumaram. Fazer o que né? Ou se conformam ou param de jogar .

Foi criado também um recurso que permite que os próprios jogadores mudem sua senha. Para isso, é necesário validar a conta colocando um e-mail. Este seria usado para mudar a senha mais tarde, caso fosse necessário.


Junho

Junho foi mesmo marcado pela alteração no design inteiro do jogo. Agora os mapas eram enfeitados, dando ideia de campo e natureza, com árvores, flores e tudo mais! Há quem não goste disso, mas, como disse acima, se conforme ou pare de jogar. 



Em junho tivemos a possibilidade de personalizar ainda mais nossos ratos. Agora é possível mudar a cor do shaman. Mas para qual? Qualquer uma, ora pois. Desde um simples branco até um verde marca-texto de doer os olhos. Felizmente não passou disso, senão o transformice iria virar um arco-iris em forma de jogo.

Oh não, foram criadas mesmo cores para os ratos! Mas elas só podem ser aplicadas pelos administradores do jogo (ainda bem!). também foi o mês da polêmica: Cores para ratos ou não? Quando seria? Como? Vai ser por dinheiro? As respostas você vê mais a seguir.


Julho

No mês de julho não tivemos nenhuma novidade. Só o aparecimento de novas emoções para ratos.

Agosto

O 3, 2, 1 tirava a surpresa dos mapas? Agora não tira mais. Durante a contagem, o mapa é coberto por uma camada azul da cor do jogo. Assim o jogo carrega igualmente para todos e a surpresa do mapa é guardada. Genial, não?

O que mais marcou agosto foi a junção dos servidores para um único megaservidor. Antigamente eram servidores separados, era difícil encontrar amigos e a preferência pelo BR1 trazia filas enormes. Agora com a junção dos servidores temos uma facilidade maior para nos comunicar com amigos e as filas vemos raramente.




Setembro

Cores para ratos? Será? Sim, foi confirmado pela Meli que teremos sim cores, mas que isso vai demorar muito ainda e teremos muita coisa nova antes disso. Segundo ela, as cores seriam exclusivas para doadores. Ou seja, seria necessário doar para ter sua cor. Não foi informado se é a mesma cor para todos ou se é personalizável. Foi também informado que poderíamos ter cores distribuídas em eventos ou então por queijos na loja.



Claro que não foi isso que marcou o mês de setembro. O que mais marcou foram os novos cafofos das tribos (Tribe Houses). Agora não era mais necessário pedir para mod testar mapas, o pessoal poderia fazer isso no cafofo de sua tribo. Também poderia coloca músicas para todos do cafofo ouvir. Ou seja, o cafofo é mesmo para festas da tribo.

Outubro

Como no ano passado, tivemos nosso halloween. Inovando, como sempre, Tig resolveu criar um mapa diferente. Este tinha a largura maior que de um mapa normal, fazendo com que a câmera siga o rato. Isto abriu a possibilidade para a criação de mapas com este recurso no próprio editor de mapas. Mas voltando ao evento, o mapa novo era um mapa sombrio que trazia uma homenagem ao jogo Aaaaaah! Esta homenagem era que no mapa alguém se transformava em vampiro. Se o vampiro encostasse nos outros, eles viravam vampiros que ia transformando outros, e mais outros. Como no Aaaaaah!, o jogador poderia apertar espaço para espantar os vampiros que fossem aparecendo, mas, como sempre, o recurso foi usado para o mal e no mapa os jogadores usavam para atrasar os outros na busca pelo queijo.



No dia 29 de outubro, o Transformice apresentou solidariedade ao povo turco, devido ao terremoto que acontece na Turquia. Foi colocado à venda na loja um chapeu turco por apenas 100 queijos no final de semana. Ao comprar, o jogador estaria ajudando, pois assim o dinheiro da doação ia aumentando. O valor da doação foi mostrado em tempo real e todos podiam ver o valor crescendo.

Novembro

O mês de novembro foi isento de novidades. Tivemos apenas a sala baffbotffa de novo. Como todos conhecemos, nessa sala só vem mapas em que os jogadores atiram cannon uns nos outros, como era na ratapulta com bigornas.

Dezembro

Ora, mas precisava mesmo de dezembro? Tudo que teve de novo ainda está acontecendo! Tivemos amigo secreto no fórum, um concurso para a criação de três novos itens, um concurso de mapas natalinos e o evento oficial de natal, em que caçamos presentes e viscos em buscas de itens e títulos. Nada novo, só para relembrar mesmo.
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Viu como o transformice é um jogo de mudanças? Em apenas um ano tivemos muitas novidades e atualizações. Se quiser ir mais além, dê uma olhada nos registros do blog. Temos posts desde setembro de 2010 e nesse tempo também aconteceu muita coisa.

Espero que tenham gostado...